
MOBILIDADE
Lideranças discutem caminho para destravar obras do Anel Viário
Encontro realizado em Goiânia, reuniu gestores da Região Metropolitana, bancada federal e o vice-governador de Goiás

Encontro foi marcado por discussão sobre retomada das obras | Foto: Rodrigo Estrela/Divulgação
O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), se reuniu, na manhã desta terça-feira, 24, com os prefeitos de Goiânia, Sandro Mabel (UB), Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), e outras lideranças políticas. O encontro, sediado no Paço Municipal de Goiânia, foi marcado pela discussão da retomada das obras do Anel Viário da capital. Coordenada por Mabel, a reunião também contou com a presença dos deputados federais José Nelto (UB) e Rubens Ottoni (PT), além de representantes técnicos do DNIT e de áreas de infraestrutura.
Na ocasião, Daniel reforçou o impacto estratégico do projeto para o estado. “Essa é uma intervenção estruturante que vai transformar o eixo logístico do nosso estado. O Governo de Goiás é parceiro e está à disposição para colaborar no que for necessário para essa entrega se concretizar”, afirmou.
O anfitrião da reunião, por sua vez, explicou que a articulação visa garantir a efetivação do trecho entre Hidrolândia e a saída para Anápolis, na BR-060, além da construção do Anel Viário Norte, ligando a BR-153 à BR-060. “São dois projetos que vão mudar a dinâmica logística e econômica da capital. Essa obra vai permitir a industrialização da Região Norte de Goiânia, onde abriremos novas vias e atrairemos indústrias para gerar emprego perto das casas das pessoas”, destacou.
Já o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, defendeu a união entre os entes públicos como caminho para garantir os avanços necessários na obra. “Essa é uma obra que representa um divisor de águas para nossas cidades. O Anel Viário vai aliviar o trânsito, melhorar a logística para as industrias e empresas, além de atrair investimentos para toda a região. Estamos empenhados e comprometidos com sua conclusão”, disse.
Por sua vez, os deputados federais José Nelto e Rubens Ottoni garantiram empenho na interlocução com o governo federal para liberação de recursos e destravamento de entraves. “Vamos atuar em Brasília para garantir os recursos e destravar burocracias. Essa é uma pauta suprapartidária e de interesse coletivo”, afirmou José Nelto. “Mobilidade é desenvolvimento e dignidade. O Congresso precisa estar alinhado com os gestores locais e estaduais para viabilizar essa grande obra”, completou Rubens Ottoni.
Além do prefeito Leandro Vilela, participaram da reunião o vice-prefeito de Aparecida, João Campos; os prefeitos José Délio (Hidrolândia) — também presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM) — e Lucas do Galdino (Bonfinópolis); bem como secretários e vereadores dos municípios da região metropolitana.
Projeto
Com cerca de 45 quilômetros de extensão prevista, o Anel Viário de Goiânia é considerado uma das mais importantes intervenções de infraestrutura da Região Metropolitana. O objetivo é melhorar o fluxo de veículos, desviar o tráfego pesado das áreas urbanas e impulsionar o crescimento econômico local. O trecho leste, considerado o mais complexo, inclui um novo traçado para a BR-153, desafogando vias em Aparecida de Goiânia e na capital.
Com o alinhamento entre as autoridades e o fortalecimento da articulação política, a expectativa é de que as obras sejam reativadas nos próximos meses, garantindo mais mobilidade, segurança viária e desenvolvimento para a população.
Leia também:
Câmara aprova projeto que proíbe funcionamento de distribuidoras na madrugada
Beneficiários do IPTU Social devem se cadastrar para evitar cobrança da Taxa do Lixo
