
NOVA TAXA
Beneficiários do IPTU Social devem se cadastrar para evitar cobrança da Taxa do Lixo
Prefeitura de Goiânia informa que o prazo para cadastramento se estende até o dia 24 de julho

Beneficiários do IPTU Social devem se cadastrar até 24 de julho para evitar cobrança | Foto: Reprodução
Os beneficiários do IPTU Social são isentos da Taxa da Limpeza Pública (TLP), instituída pela prefeitura de Goiânia com o aval da Câmara Municipal. No entanto, para garnatir que a taxa não seja incluída na cobrança de água emitida mensalmente pela Saneago, os mais de 89 mil beneficiários deverão realizar o cadastro no site da prefeitura. Quem preferir pode, também, procurar uma unidade Atende Fácil para garantir a isenção. O prazo limite para cadastramento se estende até o dia 24 de julho.
O IPTU Social é composto por famílias em situação de vulnerabilidade social, reconhecidas pelo poder público como prioritárias para a concessão de benefícios fiscais, desde que tenham apenas um imóvel com valor venal de até R$ 173.847,30. A isenção da TLP tem como principal vantagem a garantia da equidade tributária, evitando cobranças indevidas ou desproporcionais.
"Estamos comprometidos em garantir que nenhum beneficiário do IPTU Social tenha a Taxa de Limpeza Pública cobrada de forma indevida. Por isso, disponibilizamos tanto o site da Prefeitura quanto o atendimento presencial nas unidades do Atende Fácil para facilitar o acesso ao cadastro. É um processo simples, mas fundamental para assegurar o direito à isenção", explica o secretário municipal da Fazenda, Valdivino de Oliveira.
Para realizar o cadastro o usuário deve acessar o site da Prefeitura de Goiâina e clicar na opção "Isenção – Taxa do Lixo". Caso prefira, clique aqui para ser redirecionado diretamente para a página de cadastramento.
