
CONVERSAS
Caiado e Bolsonaro se encontram em Goiânia e falam sobre aliança em Goiás
PL pode caminhar com Daniel Vilela em 2026; vice-governador tem espaço para vice e Senado em sua chapa

Oficialmente os dois conversaram sobre a política nacional | Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e Bolsonaro (PL) se encontraram na quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi, em Goiânia, e teriam tratado de uma aliança para as eleições locais, conforme interlocutores. Apesar de, oficialmente, eles terem abordado a política nacional, a expectativa é que o vice-governador Daniel Vilela (PL) possa contar com o apoio do PL, em 2026.
Seria um começo, sem garantias, mas o PL poderia ocupar uma das vagas ao Senado na chapa de Daniel. Deputado federal bolsonarista, Gustavo Gayer (PL) é pré-candidato da legenda ao cargo. O outro espaço seria da primeira-dama Gracinha Caiado.
Uma fonte, inclusive, disse ao O Segmento que estas conversas sempre surgem, pois Bolsonaro "sabe da dificuldade de Wilder Morais ser competitivo". Contudo, admite que não é fácil fazer o PL abrir mão de candidatura.
Composição
A composição deixaria de lado interessados como Gustavo Mendanha e Vanderlan Cardoso, ambos do PSD, Zacharias Calil (União Brasil), Alexandre Baldy (PP) e outros nomes ligados ao Republicanos e outros partidos. Ainda assim, daria tranquilidade a Daniel Vilela para disputar o governo com menos resistência - talvez enfrentaria, apenas, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e algum candidato de consenso das esquerdas.
O vice-governador ainda teria duas suplências de cada candidato ao Senado para oferecer aos partidos da base. E, ainda, a cobiçada vaga de vice, uma vez que ele já assume o governo no próximo ano e disputa, de fato, a reeleição, não concorrendo novamente em 2030.
O senador Wilder Moraes, presidente do PL em Goiás, já havia dado sinais de que poderia compor com a base caiadista, conforme entrevista à rádio CBN. Além disso, recentemente o vereador por Goiânia Major Vitor (PL), então pré-candidato ao Senado, recuou e disse que disputaria o cargo de deputado federal a pedido de Bolsonaro.
Como mencionado, com apenas um pré-candidato ao Senado (Gayer), o entendimento é que seria fácil acomodar o PL.
Sobre a vinda de Bolsonaro a Goiás, ela incluiu compromissos em Goiânia e Aparecida de Goiânia, como o recebimento de um título de cidadão aparecidense.
Política nacional
Sobre a política nacional, Caiado e Bolsonaro teriam criticado o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e falado sobre anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Caiado, que é pré-candidato à presidência, já prometeu perdão ao ex-presidente, que é julgado pela tentativa de golpe no STF, e aos condenados pelas manifestações antidemocráticas.
Bolsonaro, por sua vez, mantém o discurso de pré-candidato ao Planalto, em 2026, e reluta em indicar um sucessor, apesar de inelegível em duas decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
LEIA TAMBÉM:
