Publicidade


ÁREA DE CONFLITO

Vice-prefeita de Goiânia chega a Jordânia após deixar Israel e segue para Arábia Saudita

"Travessia foi marcada por momentos de tensão, diante do cenário de segurança ainda delicado na região", diz nota

Francisco Costa
Goiânia | 16/06/2025

Cláudia Lira participava de um treinamento a convite de Israel desde o dia 9 de junho | Foto: Reprodução

A vice-prefeita de Goiânia, tenente-coronel Cláudia Lira (Avante), informou, em nota, que deixou Israel para a Jordânia e que já estava a caminho da Arábia Saudita. A viagem começou na madrugada desta segunda-feira (16), com outros chefes do Executivo brasileiros. A viagem ocorreu de forma terrestre, uma vez que, desde quinta-feira (12), quando escalou o conflito entre as forças israelenses e o Irã, o espaço aéreo foi fechado.

Lira participava de um treinamento a convite de Israel desde o dia 9 de junho. "Durante sua permanência, a situação geopolítica se agravou de forma repentina. Nos últimos dias, o conflito entre Israel e Irã atingiu um dos seus pontos mais críticos, com ataques aéreos, bombardeios a instalações militares e a emissão de diversos alertas de segurança em várias regiões israelenses. Como medida de proteção, a vice-prefeita e os demais integrantes da comitiva permaneceram por dias e noites em estado de alerta, abrigados em bunkers de segurança."

Neste segunda, como mencionado, "um grupo de 12 integrantes da comitiva brasileira – incluindo a vice-prefeita de Goiânia – realizou o deslocamento em veículos modelo Sprinter, saindo de Israel rumo à fronteira com a Jordânia. A travessia foi marcada por momentos de tensão, diante do cenário de segurança ainda delicado na região. Após entrar em território jordaniano, a comitiva seguiu em veículos utilitários com destino à Arábia Saudita, onde aguardam orientações para dar continuidade ao retorno ao Brasil".

Em outra comitiva, parte do Consórcio Brasil Central, os secretários de Estado de Goiás Pedro Leonardo de Paula Rezende (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Rasível dos Reis Santos Júnior (Saúde), com a esposa Keila Edna Pereira Santos, permaneceram no país. O governo estadual confirmou a informação.

Nota da vice-prefeita de Goiânia:

"A Vice-Prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia Lira, encontra-se em deslocamento junto a uma comitiva de autoridades brasileiras, após a escalada de tensão e os recentes episódios de conflito entre Israel e Irã.

Cláudia Lira viajou a Israel no último dia 9 de junho para participar da MUNIEXPO ISRAEL 2025 – uma missão oficial de intercâmbio de experiências sobre inovação e gestão pública, que reuniu prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de várias regiões do Brasil.

Durante sua permanência, a situação geopolítica se agravou de forma repentina. Nos últimos dias, o conflito entre Israel e Irã atingiu um dos seus pontos mais críticos, com ataques aéreos, bombardeios a instalações militares e a emissão de diversos alertas de segurança em várias regiões israelenses. Como medida de proteção, a Vice-Prefeita e os demais integrantes da comitiva permaneceram por dias e noites em estado de alerta, abrigados em bunkers de segurança.

Diante da instabilidade, dos riscos crescentes e após tratativas conduzidas entre as autoridades locais e representantes do Governo Brasileiro, foi organizada uma operação de retirada por via terrestre.

Na madrugada desta segunda-feira (16/06), um grupo de 12 integrantes da comitiva brasileira – incluindo a Vice-Prefeita de Goiânia – realizou o deslocamento em veículos modelo Sprinter, saindo de Israel rumo à fronteira com a Jordânia. A travessia foi marcada por momentos de tensão, diante do cenário de segurança ainda delicado na região.

Após entrar em território jordaniano, a comitiva seguiu em veículos utilitários com destino à Arábia Saudita, onde aguardam orientações para dar continuidade ao retorno ao Brasil.

Importante destacar que todas as despesas relacionadas a essa operação de deslocamento estão sendo custeadas pelo Governo de Israel, como parte das medidas de apoio oferecidas aos participantes estrangeiros da missão oficial.

A assessoria, em contato permanente com a Vice-Prefeita, reforça que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas em estreita cooperação com os governos envolvidos.

A prioridade neste momento é garantir o retorno seguro de todos os brasileiros que participavam da missão.

Seguiremos informando a população goianiense sobre os próximos desdobramentos."



Publicidade
Expediente
  • Jornalismo
  • - Felipe Cardoso
  • - Francisco Costa
  • Site
  • - Aurélio Oliveira
  • Charge
  • - Thiago Dornelas
Entre em contato
  • E-mail: jornalosegmento@gmail.com
  • Whatsapp: (62) 98132-0582 | (62) 99302-6445