
EM ISRAEL
Vice-prefeita aguarda definição de rota segura para voltar ao Brasil
Cláudia Lira, que está em Israel com outras autoridades brasileiras, foi surpreendida com escalada da guerra contra o Irã

Caminhos pelo Egito, Jordânia e até saída de barco pelo Chipre são considerados | Foto: Reprodução
A vice-prefeita de Goiânia, Claudia Lira (Avante), pode fazer uma rota por outros países na tentativa de retornar ao Brasil. Ela está em Israel, que após a intensificação dos ataques entre o país e o Irã, fechou o espaço aéreo, aeroporto e principais rodovias.
Agora, as autoridades estudam possibilidade para uma saída segura dos brasileiros que estão no país. Caminhos pelo Egito, Jordâniae e até uma saída de barco pelo Chipre são consideradas.
Além de Cláudia e outras autoridades brasileiras, também estão em Israel os secretários de Estado Rasível Santos, da Saúde, e Pedro Leonardo Rezende (Seapa).
Conforme mostrado pela reportagem, em episódio recente a vice-prefeita de Goiânia foi surpreendida, na madrugada, com alerta de ataques do Irã. A gestora informou que, por segurança, precisou se alojar num bunker, onde permaneceu por cerca de meia hora.
Lira detalhou que o local "tem ventilação e é simples". "Tem alguns colchões, cadeiras, mesas, sofás e água. O sinal de internet também funciona", detalhou em vídeo encaminhado à reportagem da CBN Goiânia.
No últimos sábado (14), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou com o ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi, para abrir uma rota de retirada das comitivas de políticos que estão em Israel.
Em nota, o Itamaraty afirmou que tenta uma viagem das autoridades estaduais e municipais por terra assim que as condições de segurança em Israel permitirem.
A gestora embarca rumo a Israel na segunda-feira (9). A viagem foi programada a fim de garantir a participação da gestora em um programa de capacitação internacional com foco em segurança pública, gestão de recursos e inovação.
LEIA MAIS:
Vice-prefeita se esconde em bunker durante ataques entre Israel e Irã
