
PRISÃO
STF pede prisão de Mauro Cid, mas revoga em seguida
PF prendeu o ex-ministro do Turismo Gilson Machado

Ex-ministro teria tentado obter um passaporte português para Mauro Cid sair do Brasil | Foto: Reprodução
O Supremo Tribunal Federal (STF) pediu a prisão do tenente-coronel Mauro Cid, nesta sexta-feira (13), mas revogou em seguida. A informação foi divulgada pela GloboNews e pelo UOL.
Na última terça-feira (10), a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a abertura de inquérito contra o ex-ministro do Turismo Gilson Machado, pois ele teria tentado obter um passaporte português para Mauro Cid sair do Brasil. O pedido de prisão teria relação com este caso. A Polícia Federal (PF), inclusive, prendeu o ex-titular do Ministério na casa dele, em Recife (PE).
Destaca-se que Cid também responde no inquérito em curso no STF pela suposta trama golpista. Para a PF, haveria uma tentativa de fuga do País para atrapalhar o andamento da apuração.
O ex-ministro negou as acusações. Cid, por sua vez, admitiu que pediu cidadania portuguesa em 2023, mas afirmou não saber da iniciativa de Gilson. A defesa afirmou que o pedido ocorreu em 11 de janeiro de 2023, pois a esposa e as filhas dele já possuem cidadania.
LEIA TAMBÉM:
Moraes defende punição a redes por discurso de ódio e ataques à democracia
