
ELEIÇÕES 2026
Bolsonaro diz que corrida eleitoral sem seu nome seria "negação da democracia"
Ao lado do governador de São Paulo, ex-mandatário destacou seu interesse em compor o tabuleiro político do ano que vem

Ex-presidente, no entanto, está inelegível até 2030 | Foto: Ton Molina/STF
O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) disse, durante evento oficial do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que espera compor o"tabuleiro político" de 2026 e acrescentou que uma eleição sem sua participação seria "negação da democracia".
Bolsonaro, vale lembrar, está inelegível até o ano de 2030 por causa de um reunião com embaixadores às vésperas das eleições de 2022 onde questionou as urnas eletrônicas. Em paralelo, ele ainda é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de liderar suposta trama golpista.
Apesar dos entraves com a Justiça, integrantes do núcleo duro do bolsonarismo não consideram outra possibilidade para além da participação do ex-mandatário no pleito. Em janeiro, por exemplo, o senador Flávio Bolsonaro disse que "o plano A é Jair Bolsonaro e o nosso plano B é seguir o plano A". E acrescentou à época: "Espero sinceramente que em algum momento o STF volte a cumprir a Constituição". A entrevista foi concedida ao portal Poder360.
Leia também: Especialista explica próximos passos do julgamento dos réus da trama golpista
De volta ao encontro da última terça-feira (17), o governador de São Paulo enalteceu Bolsonaro e destacou que o ex-presidente entrou para a história do País. "Digo mais, a sua missão não acabou. O senhor ainda vai contribuir muito para o Brasil, o senhor vai fazer a diferença", considerou Tarcísio de Freitas.
