
APELO
“A humanidade implora por paz”, diz Papa após escalada da guerra no Oriente
Pontífice destacou a necessidade de responsabilidade diante do conflito armado

Leão XIV reforçou que o atual cenário não permite indiferença | Foto: Vatican News
O Papa Leão XIV manifestou preocupação com a crescente tensão entre Irã e Israel, agravada nas últimas horas após bombardeios dos Estados Unidos contra alvos iranianos. Durante a tradicional oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano, o líder da Igreja Católica fez um apelo direto à comunidade internacional por ações que evitem o agravamento da crise.
“A humanidade clama e implora por paz. É um grito que exige responsabilidade e razão, e não deve ser sufocado pelo clangor das armas e pelas palavras retóricas que incitam o conflito”, declarou o pontífice.
Leão XIV reforçou que o atual cenário não permite indiferença. Para ele, não existem guerras distantes quando o que está em risco é a dignidade humana. Leão também enfatizou a urgência de iniciativas diplomáticas.
O apelo do Papa acontece após ataque dos Estados Unidos a instalações nucleares iranianas. Na noite do último sábado (21), o ex-presidente Donald Trump anunciou em suas redes sociais uma ofensiva contra o Irã e classificou a ação como um “ataque bem-sucedido”.
