
GOIÂNIA
Vereadores aprovam proibição do funcionamento de distribuidoras na madrugada
Autor da matéria argumenta que 44% dos homicídios ocorrem em frente às distribuidoras de bebidas

"Esse projeto de lei vem para salvar vidas", argumenta autor da matéria | Foto: Reprodução
O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou em definitivo, nesta quinta-feira (10), o projeto de lei que limita o horário de funcionamento de distribuidoras de bebidas. Segundo o texto de autoria do vereador Sargento Novandir (MDB), os estabelecimentos deverão encerrar suas atividades até às 23h59. A matéria garante a retomada dos trabalhos a partir das 5h. Após a meia-noite, o atendimento ao público se restringe ao serviço por delivery.
A medida tem o objetivo de combater a criminalidade e melhorar a convivência urbana. O autor da iniciativa destaca que 44% dos homicídios na capital ocorrem em frente às distribuidoras. "A proposta atende a uma demanda social recorrente, relacionada ao sossego público e à segurança urbana, especialmente em bairros residenciais que sofrem impactos negativos em decorrência do funcionamento noturno de distribuidoras de bebidas", argumenta Novandir.
Para ele, a limitação do horário de funcionamento busca minimizar conflitos e garantir o equilíbrio entre o exercício da atividade econômica e o direito ao descanso da população". O parlamentar emendou com outro dado referente à criminalidade: "Temos registrados só nesse ano mais de 25 homicídios nesses locais".
"Esse projeto de lei vem para salvar vidas. E aqui não estou me referindo apenas às pessoas envolvidas nas confusões, estou falando de alguém que mora ao lado, que vai fazer uma reclamação de barulho e termina assassinado. Não tem limite o que vem acontecendo na madrugada", pontuou o autor da proposta ao pedir o apoio dos colegas. Com a aprovação na Câmara Municipal, a matéria seguirá, agora, para análise do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil).
