
NESTA SEGUNDA
STF inicia interrogatórios de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe
Depoimentos serão conduzidos presencialmente pelo ministro Alexandre de Moraes

Com isso, Bolsonaro será o sexto a falar. Réus podem permanecer em silêncio. | Foto: Antônio Augusto/STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta segunda-feira (9) os interrogatórios dos réus acusados de participar de uma tentativa de golpe de Estado para manter Jair Bolsonaro no poder, em 2022.
Entre os oito réus estão o próprio ex-presidente, os generais da reserva Braga Netto e Augusto Heleno, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier e o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator do caso.
Os depoimentos serão conduzidos presencialmente pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, na Primeira Turma do STF. Braga Netto, preso no Rio de Janeiro, será ouvido por videoconferência.
Cid será o primeiro a depor, seguido dos demais em ordem alfabética. Com isso, Bolsonaro será o sexto a falar. As perguntas poderão ser feitas por Moraes, pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, e pelos advogados de defesa. Os réus podem permanecer em silêncio.
As investigações apontam que o grupo teria articulado medidas para impedir a posse de Lula, incluindo a elaboração de minutas golpistas e a mobilização de militares. Bolsonaro nega envolvimento e afirma ser vítima de perseguição política.
