
SAÚDE
Siamesas de Manaus: operada em Goiânia, gêmea Eliza é extubada
Irmãs passaram por cirurgia de separação no último dia 13 de maio

Gêmeas passaram por cirurgia com a equipe do médico Zacharias Calil | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Eliza Vitória, gêmea siamesa que passou por cirurgia de separação no último dia 13 de maio, em Goiânia, com a irmã Yasmin Vitória, foi extubada na tarde de terça-feira (27). A informação foi confirmada pelo Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad).
Ainda conforme a unidade de saúde, as irmãs, que têm cerca de dois meses e vieram de Manaus (AM) para a cirurgia com o médico Zacharias Calil, seguem internadas em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, sob monitoramento contínuo da equipe multiprofissional. Apesar de extubada, Eliza respira com o auxílio de cateter nasal de alto fluxo, mantendo-se estável.
Pelas redes sociais, a mãe das crianças, Elizandra da Costa, comemorou. "Uma nova vitória! Minha guerreira Eliza extubou", escreveu.
Yasmin também permanece hemodinamicamente estável. Ela está com suporte de drogas vasoativas e redução progressiva dos parâmetros ventilatórios. Conforme o Hecad, ambas apresentam diurese espontânea e seguem recebendo dieta enteral por sonda.
