RESULTADO
Setor agropecuário em Goiás cresce 20,1% em 2025
Com o desempenho, o segmento ajudou o PIB goiano a ter ganho de 3,9% no período
Outro fator importante para o crescimento do PIB de Goiás foi a indústria | Foto: Enio Tavares/Governo de Goiás
O setor agropecuário em Goiás cresceu 20,1% em 2025 no acumulado até novembro. Os dados são do Produto Interno Bruto (PIB) Mensal divulgados pelo Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB) no fim de semana. Com o desempenho, o segmento ajudou o PIB goiano a ter ganho de 3,9% no período, além de 3,7% nos últimos 12 meses.
Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, "o forte desempenho da agropecuária, aliado ao crescimento da indústria e dos serviços, demonstra a capacidade de Goiás de sustentar uma trajetória positiva de crescimento econômico". Ainda segundo o titular da pasta, "esse resultado é fruto de um ambiente favorável aos negócios e de políticas públicas orientadas por dados e planejamento”.
Outro fator importante para o crescimento do PIB de Goiás foi a indústria. O setor teve crescimento de 2,3% no acumulado de 2025 e de 2,0% nos últimos 12 meses. Os números foram impulsionados pela indústria extrativa (8,7%), indústria de transformação (1,6%) e construção civil (0,5%).
Também performou de forma positiva em novembro, com crescimento de 1,5% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o setor de serviços. Os destaques ficaram com as atividades de comércio (4,7%), serviços profissionais, administrativos e complementares (3,4%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (2,7%). Estes segmentos estão diretamente ligados à geração de emprego e renda.