
ECONOMIA
Projeções indicam leve recuo da inflação e estabilidade na Selic
Relatório resume estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a última sexta

Indicadores do Relatório Focus são divulgados toda segunda-feira | Foto: Arquivo Agência Brasil
O relatório Focus divulgado nesta segunda-feira (23) trouxe uma leve revisão nas estimativas econômicas. A previsão para o IPCA em 2025 foi ajustada para baixo, passando de 5,25% para 5,24%. Ainda sobre o índice, as expectativas para a variação dos preços administrados dentro do IPCA em 2026 subiram de 4,31% para 4,32%. Para 2027, a estimativa ficou em 4,00%, enquanto para 2028, a estimativa caiu de 3,85% para 3,83%.
A expectativa para a cotação do dólar também caiu, indo de R$ 5,77 para R$ 5,72. Já a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) teve uma pequena elevação, de 2,20% para 2,21%. Em relação à taxa básica de juros, os analistas mantêm a projeção de que a Selic seguirá em 15% até dezembro, permanecendo nos níveis atuais.
O Relatório Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. Ele é divulgado toda segunda-feira. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do Banco Central (BC).
