
NOVO GRUPO
PRD e SD oficializam federação e passam a atuar de maneira conjunta em todo Brasil
Legendas devem atuar juntas em um mesmo bloco por pelo menos quatro anos

Na Câmara, federação terá uma bancada de dez deputados | Foto: Reprodução
Os partidos Solidariedade (SD) e o Partido da Renovação Democrática (PRD) anunciaram nesta quarta-feira (25) a formação de uma federação partidária para atuação conjunta no País e, especificamente, no Congresso Nacional. A federação tem uma bancada de dez deputados federais (cinco de cada partido).
A federação partidária é uma reunião de partidos com o objetivo de permitir às legendas atuarem de forma unificada em todo o país, com a obrigatoriedade de permanecerem juntas em um mesmo bloco por pelo menos quatro anos.
Atualmente, o Brasil conta com três federações partidárias, que abrangem sete partidos, com validade até 2026: PT-PCdoB-PV, Psol-Rede e PSDB-Cidadania.
Conforme mostrado pela Agência Câmara de Notícias, o líder do Solidariedade, deputado Aureo Ribeiro (RJ), afirmou que os dez deputados, que compõem a nova federação, vão contribuir com o debate nacional. “Vamos fortalecer os dois partidos nos estados e vamos começar um processo de escuta pra saber o que cada população quer”, afirmou.
Ainda de acordo com a publicação, o líder do PRD, deputado Fred Costa (MG), destacou que o novo grupo político busca trazer mais racionalidade e equilíbrio ao debate político. “É um retrocesso essa guerra instalada entre os extremos, cujo resultado tem como maior prejudicado a sociedade e os mais necessitados”, disse Costa.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), também participou do evento que oficializou o novo grupo. Segundo ele, a união das siglas vem para engrandecer o debate nacional com racionalidade e sensatez. “Ela terá muita responsabilidade para discutir o que queremos para o país, já vislumbrando as eleições para o ano que vem. E o momento é defender o que o Brasil precisa”, disse o presidente.
