
OPERAÇÃO UNDERHAND
PF investiga deputado federal do PSB por fraude em licitação
Polícia Federal cumpriu 15 mandados de busca e apreensão em Brasília e no Ceará

Um dos alvos é o deputado federal Junior Mano (PSB-CE) | Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados
A Polícia Federal (PF) cumpriu 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza (CE), Brasília, Nova Russas (CE), Eusébio (CE), Canindé (CE) e Baixio (CE), sendo um dos alvos o deputado federal Junior Mano (PSB-CE). A ação desta terça-feira (8) investiga uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos por meio de fraudes em processos licitatórios e contratuais.
Segundo a PF, "o núcleo investigado é suspeito de articular o direcionamento de verbas públicas a determinados municípios cearenses mediante contrapartidas financeiras ilícitas, além de influenciar procedimentos licitatórios por meio de empresas vinculadas ao grupo". A Operação Underhand bloqueou R$ 54,6 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas.
Os crimes investigados são: organização criminosa, captação ilícita de sufrágio, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica com fim eleitoral.
Em nota, Júnior Mano disse não ter qualquer participação em processos licitatórios, ordenação de despesas ou fiscalização de contratos administrativos. Já o PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, informou que a liderança do partido na Câmara tomou conhecimento da operação nesta terça-feira. "Esperamos que todos os fatos sejam investigados e esclarecidos o mais breve possível, respeitando o devido processo legal e a ampla defesa."
LEIA TAMBÉM:
Maycllyn garante R$ 12 mi em investimentos e fala em "melhorias reais" para Morrinhos
