
COMISSÃO
Oposição elege Carlos Viana para presidir CPMI sobre descontos no INSS
Viana derrotou Omar Aziz, indicado pelo presidente do Senado Davi Alcolumbre

Carlos Viana é senador pelo Podemos-MG | Foto: Lula Marques/Agência Brasil
A oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elegeu nesta quarta-feira (20) o senador Carlos Viana (Podemos-MG) para a presidência da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar o escândalo dos descontos indevidos no INSS.
Na disputa, Viana venceu o senador Omar Aziz (PSD-AM), indicado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), por 17 votos a 14.
Segundo o G1, logo após assumir, Viana anunciou o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) como relator do colegiado. O parlamentar é alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A escolha contrariou a indicação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Segundo Viana, a definição não teve caráter político, mas se deveu ao currículo de Gaspar. “Conversamos bastante sobre o desafio desta CPMI. Tenho certeza de que ele fará um grande trabalho”, afirmou.
A comissão será formada por 32 parlamentares titulares — 16 deputados e 16 senadores. PT e PL terão as maiores bancadas, com quatro integrantes cada.
