
DE OLHO NO FUTURO
Mendanha demonstra força política em ato de filiação ao PSD
Ex-prefeito aproveitou evento para lançar pré-candidatura ao Senado

Segundo Mendanha, principal condição para filiação foi compromisso de apoio a Caiado e Daniel Vilela | Foto: Reprodução
O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, e sua esposa, a ex-primeira-dama Mayara Mendanha, oficializaram neste domingo (15) filiação ao PSD. A cerimônia, realizada na Câmara Municipal da cidade, reuniu importantes lideranças políticas. Estiveram presentes o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab; o governador Ronaldo Caiado (UB) e seu vice, Daniel Vilela (MDB); o senador Vanderlan Cardoso, que comanda o PSD em Goiás; além do atual prefeito de Aparecida, Leandro Vilela (MDB).
Durante o encontro, Mendanha também anunciou sua pré-candidatura ao Senado, integrando a chapa liderada por Daniel Vilela, que trabalha disputar o governo de Goiás nas eleições do próximo ano. Em discurso, o ex-prefeito afirmou que deixa o MDB com pesar, haja vista que o partido marcou a trajetória de seu pai e de seus mentores políticos, mas destacou que a decisão visa fortalecer o projeto de Vilela e ampliar sua base de apoio.
Segundo Mendanha, sua principal condição para ingressar no PSD foi o compromisso de apoio à pré-candidatura de Daniel Vilela ao governo estadual e à de Ronaldo Caiado à presidência da República.
Ao comentar a filiação, o governador Ronaldo Caiado avaliou o movimento como um importante reforço para o PSD e lembrou a expressiva votação obtida por Mendanha em 2020, quando foi reeleito prefeito de Aparecida com quase 100% dos votos válidos. “Além da capacidade de gestão, Mendanha tem forte habilidade de articulação política”, avaliou o governador.
Em tom descontraído, Daniel Vilela declarou estar “perdendo o camisa 10 do MDB”, mas reconheceu que a mudança fortalece o grupo político e ressaltou a afinidade ideológica entre os dois partidos.
Já o senador Vanderlan Cardoso, por sua vez, afirmou que Gustavo Mendanha está preparado para disputar qualquer cargo, inclusive o Senado, e destacou que haverá duas vagas em disputa. Segundo ele, não há apego pessoal no que diz respeito às candidaturas. Vale lembrar que o senador, que também foi prefeito de Senador Canedo, já manifestou intenção de concorrer à reeleição e vem, desde o ano passado, tentando estreitar laços com Daniel Vilela.
Nos bastidores, a filiação de Mendanha ao PSD foi interpretada como um gesto claro de força política. Mesmo afastado de cargos eletivos desde que deixou a prefeitura de Aparecida para disputar o governo estadual em 2022, o político dá sinais de que continua sendo visto e respeitado no cenário político goiano.
