
7 DE SETEMBRO
Manifestação pró-Bolsonaro reúne centenas de pessoas em Goiânia no Dia da Independência
protesto teve como principal pauta a defesa de Bolsonaro, além de críticas contundentes ao sistema judiciário brasileiro

Manifestação bolsonarista em Goiânia | Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles
Na manhã deste domingo, 7, Dia da Independência do Brasil, Goiânia se tornou palco de um ato em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Intitulada “Reaja, Goiânia”, a mobilização reuniu centenas de manifestantes e lideranças políticas que percorreram as principais ruas e avenidas da capital.
O protesto teve como principal pauta a defesa de Bolsonaro, atualmente em prisão domiciliar, além de críticas contundentes ao sistema judiciário brasileiro. Cartazes, faixas e discursos destacaram o que os participantes consideram "abuso" por parte, especialmente, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Um dos destaques do movimento foi o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO). Nas redes sociais, o parlamentar afirmou que o momento exigia “clamar nas ruas pelo retorno da normalidade jurídica, pela anistia e pelas nossas liberdades”. Ele também discursou em cima de um carro de som, onde fez um pronunciamento em inglês direcionado, segundo ele, a todo o mundo.
“Os brasileiros que estão aqui amam a liberdade e não vão se render a essa ditadura”, afirmou Gayer. E continuou: “Vamos lutar pelo nosso país até a morte. O que acontece aqui pode acontecer em seu país também, então aprendam conosco e lutem. Nós nunca vamos nos render, porque somos brasileiros e vamos vencer.”
O evento em Goiânia se soma a outras manifestações similares realizadas em diversas cidades do país. A data, vista como estratégica para o núcleo bolsonarista, foi oportuna para dar projeção às pautas do ex-presidente, como, por exemplo, a anistia dos envolvidos nos atentados do dia 8 de janeiro.
