
DESCENTRALIZAÇÃO
Liberação de veículo apreendido pode ser feita via Vapt Vupt
Serviço era oferecido apenas na sede do Detran-GO, em Goiânia

Ideia é ampliar e facilitar acesso da população ao serviço | Foto: Secom Goiás
O Governo de Goiás, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) e da Secretaria de Administração, anunciou que, a partir de agora, os proprietários de veículos recolhidos aos pátios poderão realizar a liberação em qualquer unidade Vapt Vupt no Estado. O serviço já era oferecido na agência Padrão Detran, em Goiânia, e também está disponível pelo portal Expresso.
De acordo com o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, a ação faz parte de um pacote de medidas adotadas pela autarquia para ampliar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. “Nosso objetivo é facilitar a vida dos usuários. Estamos investindo em tecnologia e na simplificação de procedimentos”, ressalta o presidente, ao lembrar outros serviços que também foram descentralizados, como a Junta Médica e a Junta Técnica.
Neste ano, foram realizadas mais de 11 mil liberações de veículos em todo o Estado. Destas, 1.412 ocorreram de forma totalmente online pelo aplicativo DetranGO ON. Somente na unidade Padrão Vapt Vupt Detran, na sede da autarquia, são feitas, em média, 130 liberações dia. Para cada liberação são necessários, no mínimo, dois atendimentos presenciais.
O proprietário que teve o veículo recolhido em qualquer local do Estado pode realizar todo o procedimento pelo Portal Expresso ou em uma das unidades do Vapt Vupt, deslocando-se apenas para buscar o veículo no pátio.
Após quitar os débitos relativos ao IPVA, às multas, ao licenciamento, ao pátio e ao guincho, e caso não haja nenhuma pendência administrativa, o sistema gerará o Termo de Liberação, que deverá ser impresso e apresentado no endereço indicado para a retirada do veículo.
A orientação do presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, é que, ao utilizar o serviço, o usuário opte pelo pagamento via Documento Único de Arrecadação (Dua), pois o tempo de compensação é de apenas cinco minutos. Já os pagamentos via boleto bancário podem levar até 72 horas para constarem no sistema, dependendo da instituição financeira responsável pela quitação.
