
ACORDO
Justiça homologa plano de recuperação do Grupo AgroGalaxy, com cerca de R$ 5 bilhões em dívidas
Tramitação do processo foi concluída em cerca de oito meses

| Foto: (Foto: Divulgação)
A Justiça homologou, no fim de maio, o plano de recuperação judicial do Grupo AgroGalaxy, conglomerado que reúne diversas empresas do setor de insumos agrícolas e tem cerca de R$ 5 bilhões em dívidas. A decisão é da juíza Alessandra Gontijo do Amaral, da 19ª Vara Cível e Ambiental de Goiânia.
Conforme o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), a tramitação do processo foi concluída em menos de oito meses, em contraste com o tempo médio de dois anos apontado pelo relatório “Justiça em Números” do CNJ, nas justiças estadual e federal. O pedido do grupo ocorreu em setembro de 2024 e, atualmente, é considerado o maior do Estado e um dos mais expressivos do agronegócio brasileiro, uma vez que o AgroGalaxy atende mais de 30 mil pequenos e médios produtores rurais no País.
São mais de 5 mil credores. Em assembleia-geral, que ocorreu de forma híbrida, em abril, foi definido o plano de recuperação judicial após mais de 12 horas de debate - foi o quarto apresentado pelas empresas do grupo. A Justiça, então, homologou o documento com ressalvas quanto a cláusulas que, segundo a magistrada, previam benefícios indevidos a terceiros não sujeitos ao processo, como garantidores e avalistas.
Ainda na decisão, ela apontou que as empresas permanecerão sob fiscalização pelo período legal de dois anos, com risco de convolação em falência, caso haja descumprimento do plano.
