
SAÚDE
HGG implanta tecnologia inédita no SUS para cirurgias
Hospital realiza 14 procedimentos no feriado de Corpus Christi e capacita profissionais para uso de tecnologia a laser

Divulgação | Foto:
O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) passou a utilizar tecnologia a laser para cirurgias minimamente invasivas no Serviço de Coloproctologia, em uma iniciativa inédita no SUS. O método reduz o tamanho das incisões, acelera a recuperação dos pacientes e diminui os custos hospitalares.
Nos dias 21 e 22 de junho, durante o feriado de Corpus Christi, o hospital realiza 14 cirurgias para tratar fístulas, hemorroidas e cistos pilonidais, com uso dos lasers de diodo e CO² fracionado. A ação também marca a etapa prática da capacitação de médicos para uso da nova técnica.
Segundo a médica Albanice Rodrigues de Lima, chefe do serviço, as cirurgias são menos agressivas, com menor risco de incontinência, menos dor e cicatrização mais rápida. O tempo médio de internação deve cair de três para dois dias, com economia anual estimada em mais de R$ 456 mil.
A formação dos profissionais começou em maio, com aulas teóricas. Agora, médicos voluntários realizam os procedimentos na prática. Participam mais de 20 profissionais da unidade e da rede estadual. A tecnologia também poderá ser aplicada em outras especialidades, como Ginecologia e Cirurgia Plástica.
