
MINAS GERAIS
Herdeiro de Renato Russo impede Romeu Zema de usar música da Legião Urbana
"Que País É Este" foi usada por Zema no lançamento de sua pré-candidatura à presidência da república

Romeu Zema pré-candidato à presidência da república em 2026 | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Giuliano Manfredini, herdeiro de Renato Russo, notificou o partido Novo pelo uso indevido de uma música da Legião Urbana em um evento político realizado pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, no sábado (16). "Que País É Este", lançada pelo grupo de Brasília em 1987, foi utilizada pelo gestor no evento de lançanto de sua pré-candidatura à Presidência da República, segundo a Folha de S. Paulo.
Sobre o assunto, Giuliano declarou ao jornal: “Mais uma vez a extrema direita insulta a obra do meu pai, a memória dele, e afronta os direitos autorais. É cansativo que candidatos da extrema direita se achem no direito de fazer isso, passar por cima do Estado de Direito, desrespeitar as leis. Isso já acontece há muitos anos. Está cansativo.”
“Nós temos o mesmo posicionamento que o meu pai tinha, principalmente em relação ao uso político por parte da extrema direita, porque é uma música contra a extrema direita, contra a ditadura. Não faz sentido aprovar o uso por parte dessa extrema direita, especificamente, que não condiz com os valores da obra dele”, completou.
Desde 2024, Giuliano tem impedido o uso de músicas da Legião Urbana por políticos da extrema direita.
