
INVESTIMENTO BILIONÁRIO
Goiás terá maior produtora de etanol de milho do Brasil
Instalação da biorrefinaria será em Rio Verde, no Sudoeste goiano

Inpasa vai comprar parte da produção goiana de milho para o processamento de etanol | Foto: Inpasa
O governador Ronaldo Caiado anunciou que a Inpasa, maior fabricante de etanol de grãos do país, vai instalar sua primeira unidade goiana em Rio Verde. O investimento privado será de R$ 2,5 bilhões para a construção de uma refinaria, com expectativa de geração de cerca de 3 mil empregos, dos quais mil serão diretos.
Caiado recebeu a confirmação do CEO da empresa, José Lopes, enquanto cumpre agendas da missão internacional ao Japão. Em uma videoconferência com o empresário, ele celebrou a escolha por Goiás, juntamente com lideranças da cidade. O chefe do Executivo destacou que a Inpasa vai comprar parte da produção goiana de milho para o processamento de etanol. "Essa instalação em Rio Verde vai gerar milhares de empregos e ainda absorver, só da safra goiana, mais de 2 milhões de toneladas de milho”, afirmou Caiado.
O prefeito Welington Carrijo reconheceu a importância de uma articulação conjunta entre Estado e Prefeitura para consolidar a vinda do empreendimento, após cerca de um ano de negociações. “Agradeço ao governador Ronaldo Caiado, que fez de tudo para que isso acontecesse. Hoje teremos a maior usina de esmagamento de milho em Rio Verde”, afirmou.
Fundada em 2006, no Paraguai, e presente no Brasil desde 2018, a Inpasa é a maior biorrefinaria de etanol de grãos do país, com operações em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A usina de Rio Verde será a primeira unidade da empresa em Goiás. Sua capacidade operacional permite o processamento de 35 mil toneladas de milho e sorgo por dia, e a armazenagem de 6,2 milhões de toneladas de grãos.
