
INFLUENCER
Fator Felca: Justiça suspende redes de Hytalo e proíbe contato com menores
Decisão ocorre após pedido do Ministério Público da Paraíba

Felca citou Hytalo em seu vídeo denúncia de quase 50 minutos | Foto: Reprodução
A Justiça da Paraíba determinou, liminarmente, a suspensão de todos os perfis de redes sociais do influenciador Hytalo Santos, na terça-feira (12). Além disso, também ordenou a interrupção da monetização das páginas, o afastamento e qualquer contato do influencer com adolescentes que vivem com ele.
Esta decisão ocorre após demanda do Ministério Público da Paraíba (MPPB). O órgão ajuizou a ação ainda no ano passado, mas a decisão veio após vídeo do youtuber Felca, que denunciou, na última semana, a adultização nas redes sociais e citou Hytalo (e outros) em vídeo de quase 50 minutos e mais de 30 milhões de visualizações.
A defesa de Hytalo ainda pode recorrer.
O influencer tinha cerca de 12 milhões de seguidores apenas no Instagram, antes de ser banido. Ele também tinha milhões de inscrições no TikTok e no canal do YouTube (este último segue no ar).
Hytalo mostra, em vídeos, adolescentes em festas com consumo de bebidas alcoólicas, relações e danças sensuais. Na peça, a promotora de Bayeux, Ana Maria França, afirma que, atualmente, quatro adolescentes vivem com o influenciador e devem ser levados para suas famílias ou para uma casa de acolhimento.
"Eles estavam sob uma guarda informal de Hytalo, que não tinha decisão judicial sobre isso. Os pais tinham autorizado essa permanência desses adolescentes, mas mesmo a pessoa autorizada ou emancipada [entre 16 e 18 anos] não deixa de ser sujeito de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente.”
Segundo a promotora, a comoção do vídeo do Felca convergiu com ações do MP. A promotoria de João Pessoa ainda investiga Hytalo por suposta exposição dos adolescentes em vídeos com conotação sexual. A Polícia Civil também apura a conduta do influencer na área criminal.
