ELEIÇÕES 2026
Edward Madureira pode ser o nome do PT ao governo de Goiás
Plano inicial era concorrer à Câmara dos Deputados
Edward havia se colocado como pré-candidato à Câmara dos Deputados | Foto: Divulgação
O vereador por Goiânia, Edward Madureira (PT), admitiu a possibilidade de disputar o governo de Goiás pelo Partido dos Trabalhadores. Após nota da presidente da legenda no Estado, Adriana Accorsi, expor o entusiasmo da militância, o petista disse que aceitaria concorrer.
“Reafirmo que o projeto original, que vem sendo construído até aqui, é o de uma pré-candidatura a deputado federal. Entretanto, como membro do partido e considerando que nosso objetivo principal é a reeleição do presidente Lula, meu nome sempre esteve e sempre estará à disposição para cumprir as tarefas necessárias em prol desse propósito maior”, disse Edward em trecho de nota.
Antes, Adriana afirmou que o vereador reunia “as capacidades de um grande gestor com um olhar humano, o compromisso democrático, firmeza ética e muita disposição para trabalhar”. Para Madureira, que também foi reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi uma "honra" receber a nota de Accorsi.
Nota completa de Edward Madureira:
“Recebi com muita honra e também com senso de responsabilidade a nota da deputada federal e presidenta do Partido dos Trabalhadores em Goiás, Adriana Accorsi, na qual ela sinaliza a possibilidade de uma candidatura própria do partido ao governo do estado, eventualmente encabeçada por mim, destacando características que nos credenciam a essa postulação.
Reafirmo que o projeto original, que vem sendo construído até aqui, é o de uma pré-candidatura a deputado federal. Entretanto, como membro do partido e considerando que nosso objetivo principal é a reeleição do presidente Lula, meu nome sempre esteve e sempre estará à disposição para cumprir as tarefas necessárias em prol desse propósito maior.
Nesse contexto, caso seja necessário fortalecer palanques e composições para ampliar o campo democrático em Goiás, deixo a direção e o diretório completamente à vontade para conduzir um processo de construção coletiva.
Reforço que qualquer definição estabelecida pelo PT, dentro de seu processo democrático, será cumprida com muita dedicação e entusiasmo por mim.“
Nota completa de Adriana Accorsi:
"Sobre a possibilidade de indicação do vereador Edward Madureira (PT) como pré-candidato ao governo de Goiás, em 2026, entendo que ele reúne as capacidades de um grande gestor com um olhar humano, o compromisso democrático, firmeza ética e muita disposição para trabalhar. Seu nome empolga a militância não só do PT, mas de todo o campo progressista.
Assim que assumi a presidência do partido no estado, fiz o compromisso de chegarmos até o fim deste ano com algumas definições. Tudo indica que o faremos nas próximas semanas. Estou muito feliz porque as conversas têm sido muito boas. Diferentemente de outros anos, em que enfrentamos o antipetismo, hoje temos maior abertura com outros partidos, o diálogo flui e não faltam nomes fortes e preparados para nos representar.
Estamos trabalhando unidos, o partido, a federação e o campo democrático. Vamos seguir escutando, dialogando e construindo uma campanha que mostre para o povo goiano que ele pode contar com nosso trabalho.
Nosso objetivo número um é eleger o presidente Lula no primeiro turno. As pesquisas mostram crescimento consistente do presidente, inclusive em Goiás. Consequentemente, a bancada terá uma votação maior. Estou segura que faremos no mínimo três deputados federais e teremos um candidatura competitiva ao governo de Goiás.
O povo brasileiro tem visto a luta que travamos contra a extrema-direita, que só pensa nos próprios interesses e tenta sabotar o governo federal, prejudicando a população. Mesmo assim avançamos, e sabemos que vamos avançar ainda mais com Lula reeleito e com uma base de apoio maior na Câmara e no Senado. Esse é compromisso do nosso partido, das forças progressistas e do campo verdadeiramente democrático."
LEIA TAMBÉM:
Senador Wilder Morais é confirmado como pré-candidato ao governo de Goiás