FLAGRANTE
Diretora e servidoras de escola em Aparecida são conduzidas à delegacia por desvio de merenda
Ação integrada das secretarias de Educação e de Segurança Pública resultou no flagrante de desvio de laticínios e materiais de papelaria
Imagem mostra parte do material recuperado pela GCM | Foto: Divulgação
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida de Goiânia realizou no início da tarde desta quinta-feira, 18, a condução à delegacia de três servidoras municipais por suspeita de desvio de itens e produtos da merenda escolar. O flagrante ocorreu na Escola Municipal Wilsonina de Fátima, onde a diretora da unidade foi detida e levada ao 2º DP de Aparecida por repassar leites e materiais de papelaria da unidade escolar para os demais servidores.
A investigação inicial foi feita de forma conjunta pelas Secretarias Municipais de Educação e de Segurança Pública de Aparecida após o recebimento de uma denúncia anônima pela própria Secretaria de Educação. Imediatamente, a pasta adotou medidas de verificação por meio do sistema de videomonitoramento, que confirmou indícios de retirada irregular de produtos pertencentes à escola.
Com a confirmação da situação, a Secretaria de Educação solicitou apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) que encaminhou duas equipes ao local e após as diligências constataram a situação de flagrante, encontrando gêneros alimentícios e materiais de papelaria em veículos utilizados por colaboradoras da unidade.
Foram conduzidas à delegacia a diretora da escola, servidora efetiva da rede municipal, além de uma servidora da área administrativa e uma colaboradora terceirizada. As três foram encaminhadas ao 2º Distrito Policial, onde prestam esclarecimentos e onde a autoridade policial irá apurar os fatos e avaliar os possíveis crimes cometidos contra a administração pública.
A Secretaria Municipal de Educação informou que irá instaurar Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a conduta dos envolvidos. Após a conclusão do procedimento administrativo, caso seja constatada responsabilidade, poderão ser aplicadas as penalidades previstas em lei, incluindo demissão e exoneração.
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia reforça que os fatos seguem sendo apurados e que não compactua com qualquer tipo de irregularidade no uso de recursos públicos, especialmente aqueles destinados à alimentação escolar.