
CONGRESSO
Deputado goiano Gustavo Gayer assume Subcomissão de Combate à Censura
"É mais uma ferramenta para lutar, no parlamento, pela liberdade de expressão"

Gustavo Gayer é um dos deputados que propôs o colegiado | Foto: Divulgação
O deputado federal por Goiás Gustavo Gayer (PL) assumiu a presidência da recém-instalada Subcomissão Especial sobre o Combate à Censura, vinculada à Comissão de Comunicação, na Câmara dos Deputados. O foco do colegiado, conforme o parlamentar, será a defesa da liberdade de expressão e o enfrentamento a práticas consideradas censórias no País.
A subcomissão, criada a partir do Requerimento nº 15/2023, foi proposta por Gustavo Gayer e também pelos deputados Mário Frias, Júlia Zanatta, Filipe Barros e Nikolas Ferreira. A composição inclui cinco titulares e cinco suplentes.
Nas redes sociais, Gayer disse que “acaba de ser instalada a subcomissão de combate à censura, da qual fui eleito presidente. É mais uma ferramenta para lutar, no parlamento, pela liberdade de expressão. Nunca foi tão necessário resgatar esse direito no Brasil como agora”.
O parlamentar espera que os trabalhos da subcomissão comecem já nas próximas semanas. A ideia é definir um cronograma de ações e a convocação de especialistas, representantes da sociedade civil e autoridades para discutir o atual cenário da liberdade de expressão no País.
LEIA TAMBÉM:
Relatora na CPI das Bets pede indiciamento de Virginia e outras 15 pessoas
