
FUSÃO
Convenção nacional do PSDB decide união com Podemos
Encontro ocorre na próxima quinta-feira, em Brasília

Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB | Foto: (Foto: PSDB)
A 17ª Convenção Nacional semipresencial do PSDB vai decidir se o partido concorda com a união com o Podemos. O encontro acontece na quinta-feira (5), das 8h às 12h, ocasião em que os membros do Diretório Nacional, parlamentares e delegados estaduais irão votar.
Vale lembrar que, desde o ano passado, o ex-governador de Goiás e presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, atua pela fusão com o Podemos. Isso, porque os tucanos têm encolhido nos últimos anos.
Em relação aos prefeitos, o partido perdeu cerca de 250 cidades em 2024 na comparação com 2020, elegendo pouco mais de 270 gestores. Além disso, em 2022, a sigla fez sua menor bancada na Câmara em duas décadas, com 18 deputados. Quatro anos antes, foram 29.
Nesse sentido, a união com outra legenda é questão de sobrevivência, visto que o não cumprimento da cláusula de barreira pode ocasionar perda de fundo partidário e tempo de propaganda eleitoral.
Nota do PSDB sobre a Convenção Nacional:
"O PSDB realiza, no próximo dia 5 de junho, sua 17ª Convenção Nacional semipresencial. Na ocasião, os membros do Diretório Nacional, parlamentares e delegados estaduais irão votar se concordam com a união com o Podemos.
A votação ocorrerá das 8h30 às 12h. O evento será aberto à imprensa e haverá coletiva logo após a proclamação do resultado."
Data: 05/06 (quinta-feira)
Horário: a partir das 8h30
Local: Sede Nacional do PSDB | Edifício Metrópolis - L2 Sul, Quadra 607 - Cobertura 2 - Brasília
