'BOLSONARO CHILENO'
Chile elege candidato da direita, José Antônio Kast
Em 1988, ele foi a favor da continuidade do regime de Pinochet
Na campanha, suas principais defesas foram a segurança pública e a imigração | Foto: Reprodução/Instagram
Os chilenos escolheram como presidente o candidato da direita, José Antônio Kast, na noite de domingo (14). Ele venceu a ex-ministra do Trabalho, Jeannete Jara, com mais de 58% dos votos válidos.
No primeiro turno, o "bolsonaro chileno" teve 23,9% contra 26,8% da candidata da esquerda. Na segunda etapa, contudo, os nomes de oposição se uniram a Kast contra Jara.
A Constituição do Chile prevê que o presidente atual não pode disputar a reeleição. Além disso, o país tem mandato presidencial de quatro anos.
Já a posse de Kast está prevista para 11 de março. Com 59 anos, o próximo presidente é advogado e foi deputado por quatro mandatos seguidos (2002 a 2018). Nessa eleição, ele disputou o cargo pela 3ª vez.
Em 1988, ele foi a favor da continuidade do regime de Pinochet no plebiscito que encerrou a ditadura no país. De 2022 a 2024, foi presidente da Political Network for Values, uma organização internacional contra o aborto, casamento entre pessoas do mesmo sexo, eutanásia, gestação por substituição e manipulação genética.
Na campanha, suas principais defesas foram a segurança pública e a imigração.