
ARTIGO
A sorte está lançada
Segundo semestre de 2025 promete muito à população brasileira

O ano de 2025 está sendo um ano de grandes desafios | Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Esse segundo semestre de 2025 promete muito à população brasileira, mas antes de falarmos nele, convido os leitores a refletirem sobre o passado. Voltemos mais de 2.000 anos, exatamente no ano 49 a. C. No dia 10 deste ano, o grande Caio Julio César se encontrava em um dilema, se fazia ou não a travessia do Rio Rubicão (pequeno curso de água do nordeste da península itálica).
Pompeu Magno, à época governante de Roma, determinou que se Júlio César não se aproximasse com as suas tropas de Roma, tal ato seria considerado crime, sendo o Rio Rubicão o limite imposto. Assim, restou a Júlio César duas opções: desistia e era julgado pelos seus inimigos e banido para sempre, ou poderia tentar a vitória, cruzando a fronteira e colocando seu exército contra a própria Roma.
Júlio César sabia que se atravessasse o Rubicão, não teria mais como voltar atrás e, mesmo assim, ele tomou a atitude de transpor o rio e se tornou um vitorioso, conquistando Roma.
No momento da travessia ele olhou para todos os seus soldados e disse a frase alea jacta est, cujo significado é: a sorte está lançada! A partir desse dia, esta frase ficou eternizada na história.
Diante do cenário atual, surgem as perguntas: quantos desafios a população brasileira já superou? Quantos conflitos entre os poderes e crises econômicas tivemos que enfrentar? Caro leitor, e na sua vida? Quantas decisões difíceis você já tomou e quantas batalhas pessoais já venceu?
O ano de 2025 está sendo um ano de grandes desafios como também de grandes esperanças para o nosso País, é preciso ter a coragem de enfrentar as adversidades do presente, sem nos esquecermos das duras lições do passado.
Compete a nós todos decidirmos se iremos ou não atravessar o Rubicão, e, sem dúvida, não é uma decisão fácil. Conforme Tony Robbins, “É nós momentos decisão que o nosso destino é traçado”.
Que nesse segundo semestre que se inicia tomemos as melhores decisões e tenhamos a coragem de Júlio César para atravessar os rios e oceanos que nos impedem de sermos plenamente felizes. A sorte está lançada!
